Sem categoria
Como monitorar pessoa idosa enquanto trabalho?

Como devo monitorar minha mãe idosa?

A necessidade de monitorar ou cuidar de uma pessoa idosa é um desafio para muitos brasileiros. Dados demonstram como devemos estar cada vez mais atentos à esta parcela da população.

Segundo o IBGE, a população brasileira está em envelhecimento e, até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%. Desta maneira, no ano de 2060, 1 em cada 4 brasileiros será idoso.

De acordo com a tendência apresentada veremos que os problemas de cuidado com a população idosa no Brasil se ampliará substancialmente nos próximos anos.

Parece um problema futuro, mas, os cuidados com essa população que só cresce já é um desafio da geração atual. Questões como “Como cuidar de pessoas idosas sem ofender sua independência” podem ser vistas como problemáticas reais e atuais.

Infelizmente, a realidade é que com o envelhecimento da população, a tendência é que o o número de acidentes domésticos relacionados a pessoas idosas se tornem cada vez mais comuns. A partir disto, surge um drama coletivo para aquele que quer manter a segurança de um familiar mas não consegue por ter o seu tempo preenchido por trabalho e outras responsabilidades pessoais.

Qual a melhor forma de cuidar do meu familiar idoso?

Cuidar de uma pessoa idosa quando se está ausente é um grande desafio. Algumas pessoas recorrem à cuidadores, sendo este um serviço que requer atenção pois pode não ser muito acessível economicamente, assim como, possivelmente, será difícil achar uma pessoa que seja de confiança.

A vantagem de optar pelo serviço de cuidadores é que estes estarão constantemente próximos e poderão ofertar um serviço mais personalizado.

Por outro lado, estes tendem a atingir questões que na maioria das vezes são significativamente valorizadas por pessoas idosas: a independência e privacidade.

É comum não se sentir confortável em manter um vínculo de dependência com alguém, principalmente quando falamos de pessoas que por boa parte de suas vidas mantiveram total autonomia de suas ações.

Outra opção a se considerar seria o serviço de anjo eletrônico. Primeiramente, este serviço possui o benefício de ser potencialmente mais econômico do que o de cuidadores.

Outro ponto, é que ao monitorar uma pessoa idosa é importante que de alguma maneira ela se sinta confortável com o que está sendo feito, que entenda que aquilo é para sua própria segurança.

Normalmente as pessoas assimilam melhor o sistema com botão de emergência. Este costuma ser bem menos invasivo e de fácil adaptação.

Além disso, o sistema de monitoramento possui um protocolo de ação para agir em caso de urgências, podendo funcionar mesmo sem energia elétrica e internet.

A realidade é que manter segurança de quem amamos sempre será desafiador. Sua escolha de como fazê-lo deverá sempre se basear na individualidade e contexto das pessoas envolvidas.

Author

Saulo Guimarães

Abrir Chat
Posso ajudar?
Olá,
Podemos Ajudar?