A Cruz Vermelha é uma respeitada instituição internacional que possui fins beneficentes e humanitários.
Seu principal foco é socorrer populações vítimas de conflitos armados, mas também atua em outras situações de emergência, como desastres naturais.
O surgimento
A partir de um ideal comum, os suíços Jeran Henri Dunant, Gustave Moynier e algumas outras pessoas, entre 26 e 29 de outubro de 1863, se reuniram com o intuito de desenvolver uma entidade internacional que servisse às vítimas das guerras.
Como consequência desta reunião, criou-se um comitê intitulado Comitê Internacional de Ajuda aos Feridos, que mais tarde seria reconhecida como Comitê da Cruz Vermelha.
A origem do símbolo
Certamente é possível observar a semelhança entre a bandeira suíça e o símbolo da instituição, que tem sua origem a partir da inversão do emblema. Isto foi feito justamente com a finalidade de reforçar o local de nascimento deste movimento.
Os princípios fundamentais da Cruz vermelha
São sete os princípios elaborados para propiciar uma unidade ético, operacional e institucional para o Movimento:
Humanidade
Procura não só proteger a vida e a saúde, como também fazer respeitar o ser humano. Promove a compreensão mútua, a amizade, a cooperação e a paz duradoura entre todos os povos.
Imparcialidade
Não há nenhuma discriminação de nacionalidade, raça, religião,condição social ou opinião política. Procura apenas minorar o sofrimento humano, dando prioridade aos casos mais urgentes de infortúnio.
Neutralidade
Não se posiciona em hostilidades ou de participar, em qualquer tempo, de controvérsias de natureza política, racial, religiosa ou ideológica.
Independência
A Cruz Vermelha é independente. As Sociedades Nacionais, auxiliares dos poderes públicos em suas atividades humanitárias, sujeitas às leis que regem seus respectivos países, devem, no entanto, manter sua autonomia.
Voluntariado
É uma instituição voluntária de socorros sem nenhuma finalidade lucrativa.
Unidade
Só pode existir uma única Sociedade de Cruz Vermelha em cada país. Ela está aberta a todos e exerce sua ação humanitária em todo o território do mesmo.
Universalidade
Possui presença mundial, na qual todas as Sociedades têm iguais direitos e dividem iguais responsabilidades e deveres, ajudando-se mutuamente.
Ajude a Cruz Vermelha
Quer saber mais? Clique aqui e veja como é o trabalho da instituição pelo país e descubra como ajudar.