A Polícia Civil, tem sua função associada a manutenção da segurança pública. Assim sendo, sua principal função é a de repreender, investigar e prevenir crimes.
Seu surgimento advém da necessidade de uma entidade capaz de fazer com que às leis fossem cumpridas e, além disso, no caso de delitos consumados, garantir com que estes fossem levados a justiça.
Durante o período de investigação, é responsabilidade da entidade fazer perícias e recolher depoimentos para construir o Inquérito Policial. Como resultado deste trabalho, deverão ser levantadas evidências que servirão como base para denúncias criminais apresentadas ao Ministério Público.
Em meio ao processo de investigação é possível que para recolher provas a instituição necessite solicitar acesso a câmeras e equipamentos de segurança.
E como isto é feito?
Se necessário, por meio de uma requisição judicial é solicitada ao dono do estabelecimento ou a empresa de monitoramento as imagens do local, no momento em que houve a infração.
Acima de tudo, deve-se ressaltar que para a captação correta das imagens é necessário que haja um DVR/Stand Alone e toda a aparelhagem corretamente instalada para que não haja qualquer ruído na estrutura de gravação.
Segurança Privada X Segura Pública
É correto afirmar que tecnologias da segurança privada podem contribuir, e muito, na eficácia para a inibição dos criminosos nas redondezas de uma região. Em contrapartida, deve ser observado que não pode haver nenhuma espécie de vínculo regimental entre estas instituições.
Assim sendo, uma empresa privada jamais poderá chamar diretamente a polícia de maneira autônoma. No momento em que ocorrer o disparo de qualquer alarme, o proprietário deve ser informado pela empresa e este, por conta própria, acionará as entidades competentes.
Então fique atento! Existem diversas empresas que na tentativa de conseguir novos clientes vendem a falsa informação de que possuem alguma espécie de vínculo com a polícia. Ao contratar serviços de monitoramento opte por empresas com tradição e confiança do mercado.