É uma dúvida comum não saber se um sistema de vigilância por câmeras está gravando. Mas, para esclarecer sobre esta questão, é necessário estar atento pois diferentes tipos de câmeras funcionam de maneiras distintas.
De acordo com a nossa larga experiência em segurança eletrônica, apresentaremos as maneiras mais práticas e eficientes para responder a esta questão.
Aplicativos que possuem acesso as imagens das câmeras
Existem serviços que, através de monitores ou via internet, você poderá acompanhar em tempo real, tudo o que ocorre no local protegido.
Em primeiro lugar, ao acessar o aplicativo, verifique se está realmente gravando. Caso contrário, isso pode significar um problema com a câmera ou o cabo conectado a ela.
Esteja atento aos barulhos e movimentos do equipamento
Quando o aparelho está em funcionamento, é possível observar se ele se movimenta (caso possua esta função); se produz alguns zumbidos naturais do seu funcionamento.
Se uma câmera que apresentava esta função anteriormente, agora permanece estática, acione um serviço de manutenção.
Verifique a autenticidade do equipamento
Com o intuito de contratar serviços de segurança mais baratos, muitas vezes as pessoas decidem recorrer a fornecedores duvidosos. Assim sendo, é preciso estar atento a qualidade e autenticidade daquilo que está sendo ofertado, garantindo que uma economia inicial não se transforme em um grande prejuízo no futuro.
Use detectores eletrônicos de erros
Para verificar se a aparelhagem está em pleno funcionamento, use detectores de erros para verificar se o sinal produzido, durante seu funcionamento, é balanceado.
Mantenha a manutenção em dia
Manter a manutenção regular dos equipamentos de segurança além de garantir uma maior vida útil dos aparelhos, evita possíveis problemas como, por exemplo, a interrupção por ruídos de transmissão de imagem, fios danificados, superaquecimento, entre outros.